Você sabe o que é o GH, o hormônio do crescimento?

Como o próprio nome sugere, o GH (hormônio do crescimento) é a substância que controla o crescimento do nosso corpo.¹ Ele é produzido a partir da glândula chamada pituitária, ou hipófise, que fica localizada na base do nosso cérebro.¹

Em adultos, o GH não atua para o crescimento, mas ajuda a manter a estrutura normal do corpo e o metabolismo.²

 

O trabalho do hormônio do crescimento

É importante saber que a liberação do GH no nosso organismo não é contínua. Ela acontece de forma pulsátil, ou seja, o GH é liberado em forma de pulsos a cada certo período de tempo.² Tudo isto controlado por dois outros hormônios: o liberador do GH, que estipula a hipófise a liberar o hormônio do crescimento, e a somatostatina, que inibe essa liberação.² Além disso, durante a puberdade, ocorre um aumento no nível desta substância². Por isso ela é tão importante no período da infância e adolescência.

 

Atenção aos níveis de GH

Como qualquer elemento em nosso corpo, os níveis do hormônio do crescimento precisam estar equilibrados.² Muito raramente, podem ocorrer níveis aumentados de GH em crianças antes de atingirem a sua altura final.² Caso isto aconteça, o pequeno pode vir a desenvolver um crescimento excessivo dos ossos, o que irá resultar em uma altura anormal da criança. Isso é comumente conhecido como gigantismo.²

 

Com o passar dos anos, caso os cuidados não sejam tomados durante a infância, é possível que o déficit de GH tragam consequências na entrada da fase adulta, como baixa sensação de bem-estar, aumento da gordura corporal, risco de doenças cardíacas, além de fraqueza no coração, músculos e ossos.² Por se tratar de um problema menos raro do que o excesso de hormônio, o déficit de GH deve ser o maior ponto de atenção durante a fase de crescimento.² Uma vez detectado e com o tratamento adequado, as crianças terão uma vida normal e saudável.

 

E a condição pode estar presente desde o nascimento da criança.² As causas são diversas, por isso, é de extrema importância conversar com o pediatra do seu filho para realizar todos os exames, ou até mesmo procurar um endopediatra, que é o endocrinologista pediátrico. Eles saberão indicar o melhor tratamento para o pequeno.

 

Referências:

  1. Kato Y, Murakami Y, Sohmiya M, Nishiki M. Regulation of human growth hormone secretion and its disorders. Intern Med. 2002;41(1):7-13.
  2. Brinkman JE, Tariq MA, Leavitt L, Sharma S. Physiology, growth hormone. In: StatPearls. StatPearls Publishing; 2021.

 

BR2407158839