Dicas para uma alimentação saudável

O Somar traz dicas para ajudar seu filho a ter uma alimentação mais saudável, fundamental para garantir a saúde e o bom desenvolvimento das crianças1.
Nem sempre a criança vai gostar do alimento oferecido, mesmo que seja muito rico em nutrientes. O que fazer nessas horas?

 

Quando a criança rejeita um alimento, mas aceita outros do mesmo grupo, não é um grande problema. Deve-se evitar obrigá-la a comer o alimento recusado, pois isso pode gerar aversão2.
Entretanto, quando esse alimento for preparado para a família, deve ser sempre oferecido para a criança, pois a repetição da oferta aumenta a chance de ela aceitar o alimento2.

 

Se a criança recusa repetidamente o almoço e o jantar, substituir a refeição por um lanche para que a criança não fique sem comer não é uma boa saída, já que o pequeno aprende que, quando rejeitar a comida, vai receber outro alimento em troca2.
Observe os aspectos relacionados ao comportamento, já que a criança pode usar a alimentação para expressar sentimentos.

Separamos aqui 10 sugestões práticas para oferecer a criança uma alimentação saudável e auxiliar a evolução do seu filho no tratamento2.

  1. Faça do horário da refeição um momento tranquilo e de prazer;
  2. Varie nos alimentos e ofereça preparações saborosas;
  3. Coloque diversos alimentos no prato para proporcionar mais opções;
  4. Capriche na criatividade! Monte um prato com apresentação atraente para que a criança se sinta motivada a comer;
  5. Ofereça a comida da criança no mesmo horário da refeição da família;
  6. Na hora da alimentação, converse com a criança e mantenha a tranquilidade, não deixando transparecer preocupação;
  7. Não obrigue a criança a comer e não insista para que ela raspe o prato. Pare de alimentá-la quando perceber que a criança já está satisfeita;
  8. Não ofereça recompensas como doce, brinquedo e televisão, para fazer com que a criança coma mais;
  9. Se houver rejeição frequente de determinados alimentos, não deixe de oferecê-los: apresente-os de forma diferente;
  10. Não ofereça outros alimentos em horário muito próximo das refeições.

 

BR2311081491

Referências: 1. Alimentação saudável. BVSMS. Disponível em: Os dez passos para a alimentação saudável da criança menor de 2 anos – 1ª Edição (saude.gov.br). Acesso em 30 de outubro de 2023. 2. Alimentar melhor. Saúde Brasil. Disponível em: Saúde Brasil: alimentação, vida saudável e prática de exercícios físicos — Português (Brasil) (www.gov.br). Acesso em 30 de outubro de 2023.