Dicas de atividades com as crianças

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) crianças e adolescentes (5 anos a 17 anos) devem fazer pelo menos 1 hora de atividade física por dia1.
Para ajudar os seus filhos a manterem uma vida saudável, o Somar traz dicas de brincadeiras para estimular as crianças a praticarem exercícios físicos.

 

Na infância

Atividade física = brincadeiras, jogos e esportes
Exercícios = desenvolvimento motor, controle de peso, proteção contra lesões

Pular corda

 

Corrida estacionária
As crianças têm que correr sem sair do lugar, erguendo os joelhos o máximo que conseguirem durante 2 minutos. Descansam 1 minuto e fazem novamente. Faça 3 tiros de corridas de 2 minutos.

Peteca

 

Vôlei

Saltando tênis
Pegue 5 tênis e coloque os em fileira, com espaço de um passo entre eles. A criança deve saltar os tênis com os dois pés juntos. Repita isso 5 vezes.

Pingue-pongue

 

Pega-pega

Bola ao balde
Coloque um balde em uma área livre da casa e faça 10 bolinhas de papel. Primeiro, a criança deve arremessar as bolas a 5 passos de distância. Ela só pode dar um passo à frente quando acertar todas as bolas. A atividade termina quando ela, a um passo do balde, colocar todas as bolas dentro do balde.

Esconde-esconde

Rouba-bandeira

Cadeira imaginária
Encoste as costas das crianças na parede, e peça para sentarem em uma cadeira imaginária. Os joelhos têm que ficar a 90º em relação ao quadril. Mantenha essa posição por 2 minutos. Repita 3 vezes.

Por que a criança deve fazer atividade física2?

São muitos os benefícios que ela pode ter com a prática de atividade física, sendo alguns deles:

  • Promove o seu desenvolvimento humano e bem-estar, ajudando a desfrutar de uma vida plena com melhor qualidade;
  • Melhora as habilidades de socialização;
  • Melhora a saúde do coração e a condição física;
  • Desenvolve as habilidades motoras, como correr, saltar e arremessar;
  • Melhora o humor e reduz a sensação de estresse e os sintomas de ansiedade e de depressão;
  • Ajuda no desempenho escolar;
  • Auxilia no controle do peso adequado e na diminuição do risco de obesidade;
  • Melhora da alimentação e diminuição do tempo em comportamento sedentário (como tempo em frente ao celular, computador, tablet, videogame e televisão).

Alguns cuidados são necessários!

A segurança é condição inegociável para garantir que as brincadeiras ou atividades relacionadas ao lazer atinjam seu objetivo3. Os cuidados com a exposição solar, hidratação e uso de vestimentas e calçados adequados são importantes3.

 

BR2311081491

Referências: 1. Atividade física. OMS. Disponível em: WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Acesso em 30 de outubro de 2023. 2. Atividade física. BVSMS. Disponível em: guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf (saude.gov.br). Acesso em 30 de outubro de 2023. 3. Exercitar mais. Saúde Brasil. Disponível em: Saúde Brasil: alimentação, vida saudável e prática de exercícios físicos — Português (Brasil) (www.gov.br). Acesso em 30 de outubro de 2023.