Dicas

Endocrinologista Infantil: entenda a importância de consultá-lo

O acompanhamento periódico é essencial para proporcionar um desenvolvimento saudável à criança

O Endocrinologista Infantil, também conhecido como Endocrinologista Pediátrico, Endopediatra ou Endocrinopediatra, é o profissional responsável por investigar, diagnosticar, tratar e acompanhar disfunções hormonais que se instalem desde a fase neonatal até o fim da adolescência – que ocorre por volta dos 20 anos –, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) 1.

Endocrinologista Infantil: quais são os principais problemas tratados?

A Endocrinologia Pediátrica abrange o tratamento de doenças como diabetes (e seus variados tipos), obesidade, distúrbios do crescimento, alterações de colesterol e triglicérides, complicações na glândula tireoide, desordens da puberdade e distúrbios do metabolismo do cálcio e vitamina D – que levam a doenças ósseas. Resumidamente, qualquer doença que esteja relacionada a alterações no metabolismo dos ossos e produção de hormônios 2.

 

Afinal, quando procurar um Endocrinologista Infantil?

Sob o mesmo ponto de vista, recomenda-se a avaliação deste profissional quando a criança ou adolescente apresentar sinais de 2,3:

  • Dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue – lipídios);
  • Baixa estatura/crescimento lento;
  • Alta estatura/crescimento acelerado;
  • Puberdade precoce (surgimento de características sexuais antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 nos meninos);
  • Puberdade tardia (o não surgimento dessas mesmas características após os 13 anos nas meninas e após os 14 nos meninos);
  • Raquitismo;
  • Fraturas ósseas ou dores sem razões aparentes;
  • Hirsutismo (excesso de pelos);
  • Distúrbios menstruais;
  • Meninos com ginecomastia (aumento benigno do tecido mamário masculino);
  • Tumor cerebral de localização hipotalâmico-hipofisária (exemplos: glioma ou craniofaringioma);
  • Nódulo, bócio ou alteração da função tireoidiana;
  • Crianças e adolescentes que nasceram PIG (Pequenos para Idade Gestacional), para que os responsáveis dos mesmos sejam orientados sobre a prevenção de doenças metabólicas.

 

Precisamos falar sobre as doenças genéticas

Vale destacar que o Endopediatra também acompanhará casos de síndromes genéticas, como 2:

  • Síndrome de Turner; de Noonan e de Silver-Russell, associadas aos distúrbios de crescimento;
  • Síndrome de Prader-Willi, associada às alterações de peso;
  • Síndrome de Down, relacionada às disfunções na tireoide;
  • Síndrome de McCune-Albright ou Turner novamente, relacionadas às alterações puberais;
  • Ambiguidade genital – apresentação clínica de DDS (Distúrbios da Diferenciação do Sexo).

 

Consultas periódicas com o Pediatra facilitam a descoberta/ tratamento

Por aqui, reforçamos que o acompanhamento de um indivíduo deve ser desde a vida intrauterina (gestação) – através de ultrassonografias e outros exames de imagem – até a vida adulta 4.

Nesse sentido, conforme o mesmo vai crescendo, o Pediatra ficará responsável por monitorar sua saúde física/emocional e avaliar suas curvas de crescimento.

Sendo assim, ao observar quaisquer irregularidades associadas a possíveis disfunções hormonais, o médico encaminhará o bebê/criança/adolescente para o Endocrinologista Infantil.

Se o seu filho(a) apresenta sinais de que algo não está certo com o seu desenvolvimento, não se desespere e sempre tire suas dúvidas com um bom profissional.

Você não está sozinho(a) nessa. Conte com a gente!

Até a próxima,

Time Além da Altura

*Sempre procure orientações médicas. Os conteúdos disponíveis neste site são exclusivamente para fins informativos e, de forma alguma, substituem a avaliação detalhada do Endopediatra.

Leia nossos conteúdos relacionados:

Síndrome de Turner: o que é e como tratar?
Puberdade precoce e sua relação com problemas de crescimento
Confira 5 fatores que influenciam o crescimento infantil

—–

Referências Bibliográficas:

  1. Sociedade Brasileira de Endocrinologia – SBEM. Crescimento – A Endocrinologia Pediátrica. [Acesso em outubro de 2021.] Disponível em: https://www.endocrino.org.br/a-endocrinologia-pediatrica/.
  2. Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP. Departamento Científico de Endocrinologia – O que é a Endocrinologia Pediátrica e o que faz? [Acesso em outubro de 2021.] Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_1-O_que_e_Endocrinologia_Pediatrica_e_o_que_faz2019.pdf.
  3. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Pediatria – Endocrinologia e Distúrbios do Crescimento. [Acesso em outubro de 2021.] Disponível em: https://www.einstein.br/especialidades/pediatria/subespecialidade/endocrinologia-disturbios-crescimento.
  4. Stanford Children’s Health. Growth Problems in Children. [Acesso em outubro de 2021]. Disponível em: https://www.stanfordchildrens.org/en/topic/default?id=growth-problems-90-P01956.

BR2111096636